Erasmus + KA2 "Heritage of US"

A Biblioteca Escolar está integrada na Rede de Bibliotecas Escolares desde julho de 2007.

A Biblioteca Escolar tem uma dinâmica própria que está em sintonia com o Projeto Educativo do Agrupamento, é dotada de espaço físico e adequado, de organização e funcionalmente, e de um fundo documental atualizado, que corresponde ao currículo de todos os nossos alunos. [...]

 

----------------------------------------------

 

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

 

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil o PNL2027 lançamento do convite para a criação de um “livro-objeto”, aceitámos o desafio e numa articulação com o Ensino Pré-escolar construímos um livro-acordeão - "Bichinho na Horta".

Deliciem-se com o resultado final !!










    ---------------------------------------------


CRESCER A LER ... LER PARA CRESCER!

 

O Rotary Club de Estarreja vai efetuar uma campanha de ganhar de livros infantojuvenis que serão doados às bibliotecas das escolas do primeiro ciclo do ensino básico, dos agrupamentos de Estarreja e Pardilhó. Esta iniciativa desenvolve-se em colaboração com os dois agrupamentos de escolas do concelho e com a Câmara Municipal de Estarreja, através da Biblioteca Municipal. Assim, informamos que uma campanha de escolha de livro irá decorrer entre os dias 4 e 15 de outubro e o ponto de saída é na nossa Biblioteca Escolar. 

Um livro será sempre um bom amigo.

Aguardamos pela vossa doação!













   ----------------------------------------------

CONCURSO DE SINOS DE NATAL

 

Já estamos a sentir o cheirinho do Natal... está na altura de promovermos o nosso concurso que com a vossa colaboração tem enfeitado a nossa Biblioteca nesta quadra.

Este ano, pensamos que seria interessante fazerem SINOS e também gostaríamos de contar com a participação da Comunidade.

Consultem o regulamento no nosso cartaz e participem! 

Contamos convosco para "ouvirmos" os Sinos na nossa Biblioteca durante esta época.












---------------------------------------------



ÁRVORE DA MEMÓRIA E DA ESPERANÇA

 

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó associou-se à jornada cívica nacional “Memória & Esperança" através da Atividade da Memória e Esperança em que todas as turmas / salas participaram expressando na cor das suas folhas momentos dois: a cor laranja, personalizando o passado, a pandemia, o que não queremos e a cor verde o presente de esperança e o que desejamos. 

Como resultado trabalho realizámos este livro digital deste agora partilhamos.

Queremos agradecer a todos pela forma como colaboraram nesta iniciativa!

A Biblioteca Escolar











Erasmus + Salt work in progress: Piccoli Cironi
Desporto Escolar

O projeto Erasmus+ Salt Work in Progress, tem como objetivo levar os estudantes de cada um dos países participantes: Portugal, Itália, Eslovénia, Grécia e Roménia, a conhecer, recuperar e preservar a identidade cultural natural, partindo de um elemento comum a todos, as salinas e o sal. [...]


Com o objetivo de promover a prática desportiva e aumentar a oferta de esporte competição em Pardilhó, existem atualmente no Agrupamento 3 opções desportivas para os nossos alunos com treinos a realizarem-se 2 x por semana. Ténis de mesa, que conta com 24 alunos inscritos, Futsal - Masculino, também com 24 alunos inscritos e natação adaptada com 11 alunos que semanalmente se deslocam à piscina municipal de Estarreja, para efetuar os seus treinos. [...]

     -----------------------------------------------


DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA

 

No passado dia 24 de setembro celebrou-se o Dia Europeu do Desporto na Escola. O Agrupamento de Escolas de Pardilhó comemorou este dia realizando as seguintes atividades: - Circuito Motor (Pavilhão e Ginásio Gimnodesportivo), participaram as turmas do 6ºB e C e as turmas do 1º ano e do 3ºano.

Apresentação da Canoagem do Saavedra Guedes (Ribeira da Aldeia), participaram as turmas do 8ºA e do 7ºC.

Um agradecimento especial ao Saavedra Guedes, secção de Canoagem, na pessoa da Esmeralda Silva, que tudo fez para que este dia fosse especial.

O Grupo de Educação Física

Eco Escolas

Acreditamos que todas as nossas ações se refletirão na qualidade do nosso futuro, assim, é com grande sentido de responsabilidade ambiental que nos comprometemos a participar num conjunto de iniciativas e práticas ambientais, no sentido de contribuir para um mundo melhor.


   ------------------------------------------------------------

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Para comemorar esta data, iremos ter várias iniciativas.

Podes visitar a exposição sobre leguminosas e oleaginosas que irá estar no polivalente da nossa escola, durante a semana de 18 a 22 de outubro.

Também no polivalente, podes provar húmus na quarta feira de manhã e depois aproveitares para cozinhar algumas das refeições deste livro de receitas que preparámos para ti.

E ainda podes responder a um questionário sobre as leguminosas e ganhar um prémio!












   --------------------------------------------------


SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

 

A “Semana da Alimentação - combinações perfeitas com leguminosas/oleaginosas” decorreu na semana de 18 e 22 de outubro de 2021, no Agrupamento de Escolas de Pardilhó, tendo como objetivo dar a conhecer o papel das leguminosas na nossa saúde e também a importância do seu consumo para uma produção alimentar mais sustentável.












   -------------------------------------------------------------

BANDEIRA VERDE, GALARDÃO ECO-ESCOLA

 

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó, recebeu dia 8 de novembro a Bandeira Verde, Galardão Eco-Escolas, que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

A cerimónia contou com a presença do Presidente, Vice-Presidente, Vereador da Educação, da Câmara Municipal de Estarreja, Coordenadores dos projetos Eco-Escolas, Alunos do Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Agrupamento de Escolas de Estarreja.

A deslocação até ao local da cerimónia, Câmara Municipal de Estarreja, foi marcada por um passeio a pé na companhia de todos, de forma a assinalar e incentivar atitudes que gerem reações positivas, como a mobilidade sustentável.











  


Papes

A Saúde somos todos nós... hoje mais do que nunca, a Saúde depende de todos e de cada um de nós...porque nunca fez tanto sentido falar de saúde individual e comunitária, queremos que sejas um agente ativo na promoção e educação para a saúde! Juntos, partilhamos mais, brincamos mais, aprendemos mais! Juntos somos mais fortes e mais saudáveis! 


Rádio
E-Twinning

A radio escolar reiniciou o seu funcionamento no ano letivo 2018/2019, após vários anos sem atividade, com os seguintes objetivos:

* Desenvolver competências de comunicação, informação e expressão;

* Desenvolver a aquisição de conhecimentos e a sua aplicação;

* Incentivar o trabalho de grupo;

[...]


A plataforma E-Twinning permite a comunicação, colaboração e o desenvolvimento de projetos europeus, comuns entre as várias escolas europeias. Surge como uma estimulante forma de aprendizagem e cooperação.


  -------------------------------------------------------------------------

A plataforma E-Twinning permite a comunicação, colaboração e o desenvolvimento de projetos europeus, comuns entre as várias escolas europeias. Surge como uma estimulante forma de aprendizagem e cooperação.

Os alunos envolvidos no projeto eTwinning LIFE participaram no evento online no Twinspace CHAT com todos os parceiros no sábado, dia 20 de fevereiro. No sábado seguinte, 27 de fevereiro estiveram novamente online com os parceiros de Lituânia, Geórgia, Jordânia, Espanha, Turquia, Bulgária, Roménia, Polónia, Grécia e Chipre pelas 15.00 num webinar final.

Deixamos aqui um dos resultados do projeto que de forma colaborativa elucida o trabalho desenvolvido. Podem jogar, aprender e propor novos projetos eTwinning!

Testemunho da eTwinner Maria Ferreira, do 8ºB 

 “Eu gostei muito de participar neste projeto, é uma experiência incrível! Conhecemos pessoas novas, aprendemos sobre outras culturas e ainda podemos viajar para outros países, mesmo que de forma virtual! Eu recomendo participar.”


https://view.genial.ly/602d3f5384cd190da4a06b62/learning-experience-challenges-life-final-game


      --------------------------------------------------------------------------

                        

A turma do 9ºA participou num projeto eTwinning com uma escola da Roménia intitulado "Making Math a Christmas Treat" (Fazendo da Matemática um doce de Natal) no âmbito da disciplina de Matemática. O projeto consistiu na troca de receitas de doces tradicionais de Natal dos respetivos países. As receitas foram utilizadas para os alunos resolverem problemas matemáticos sobre proporcionalidade direta. Alguns doces de Natal da Roménia foram confecionados em casa pelos alunos com a ajuda dos seus familiares, e depois de realizados os devidos cálculos matemáticos. Devido à situação pandêmica que o país atravessa desde março de 2020, não foi possível, conforme previsto a partilha das respetivas doçarias entre os alunos. O projeto foi bastante motivador para os alunos das duas nacionalidades e houve uma grande articulação com a disciplina de Inglês.







   


O projeto Erasmus+ Heritage of Us, tem como objetivo levar os estudantes de cada país a conhecer, partilhar e compreender a sua própria herança cultural, bem como a dos outros. A preservação da cultura regional local e nacional, o conhecimento de outras realidades culturais diferentes, o respeito mútuo e a tolerância, a necessidade de preservação e valorização do rico património cultural une os países: Portugal, Turquia, Bulgária, Letónia e Polónia. [...]

   -----------------------------------------------------

Na sequência da experiência durante a mobilidade à Turquia no âmbito do projeto Erasmus+ Heritage of Us na qual o país coordenador organizou uma exposição em 3D com alguns marcos da herança cultural de cada país tivemos oportunidade de participar numa Ação de formação de capacitação de Impressão 3D, orientada pelo formador João Vieira, Educ@RA - Espaço maker a quem agradecemos toda a disponibilidade.

3D printing alunos

3D printing professores e colaboradores

Assim, damos os primeiros passos para que o trabalho de modulação e impressão em 3D possa entusiasmar os nossos professores e alunos!!

   ----------------------------------------------------

Devido ao contexto atual, este ano a Mobilidade para a Polónia, no projeto Erasmus Heritage of Us, foi on-line! Participamos em tour online por várias cidades e monumentos, aprendemos mais sobre a cultura Polaca e ainda realizamos vários workshops! Aqui fica um “cheirinho” destes 5 dias de mobilidade virtual!






             A nossa apresentação!

Um enorme obrigado à Polónia por esta mobilidade, à Turquia pelo apoio e excelente coordenação, à Bulgária e Letónia, bem como a todos os parceiros, alunos, equipa de professores e funcionários pelo trabalho em conjunto que permitiu o sucesso deste projeto.

Um agradecimento especial ao grupo de alunos que integrou esta mobilidade virtual durante esta semana, pelo interesse, empenho, excelente comportamento e sempre boa disposição! Foram verdadeiros alunos Erasmus+!

   ---------------------------------------------------


WORKSHOP ONLINE HERITAGE OF US

 

Os alunos do 9º A e 9º B, na disciplina de Educação Visual, tiveram a oportunidade de participar num Workshop/ Desafio on-line, no âmbito do projeto Erasmus+ Heritage of Us. Estiveram presentes alunos e professores de todos os países envolvidos no projeto.

O Workshop teve como objetivo desafiar os alunos a ilustrarem a silhueta da sardinha com motivos referentes ao património cultural do seu próprio país.

O desafio ”A melhor sardinha ilustrada por cada País ganha um prémio", pretende desenvolver a competitividade saudável entre os alunos, partilhar as diferentes heranças culturais e fomentar a interação, uma vez que serão estes a votar em plataforma etwinning, selecionando assim a ilustração vencedora de cada país.

Orientado pelas prof.ªs Florbela Barreto e Luísa de Miranda.






    ----------------------------------------------------


     ERASMUS DAYS EM ESTARREJA!

 

Resultado da exposição comemorativa do Evento Europeu Erasmus Days, vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pardilhó, de 15 a 17 de outubro na Biblioteca Municipal de Estarreja.






   ----------------------------------------------------

HANDBOOK

 

Partilhamos convosco um dos produtos finais, “Handbook,
Heritage of Us, H.E:R:O:S” referente ao projeto Erasmus+ 2018-1-TR01-KA229 059927,
Heritage of Us, desenvolvido no nosso Agrupamento entre os anos 2018-2021.
Pretendemos com esta divulgação dar a conhecer algumas das iniciativas
desenvolvidas por alunos e professores dos países envolvidos, Portugal; Turquia, Polónia,
Letónia e Bulgária.

Neste Livro, podem ser consultadas algumas imagens dos momentos mais significativos a nível
de trabalho e mobilidades efetuadas, complementadas de texto em Inglês, por ser a língua
universal e comum a todos.

Pode ser consultado no espaço Erasmus+ que se encontra no polivalente, na Biblioteca da escola ou no Pólo da Biblioteca de Pardilhó. Aproveitamos para agradecer a todos os que de alguma forma se envolveram neste projeto.

Comprometemos-nos a dar continuidade ao trabalho iniciado neste projeto Erasmus+ Heritage of Us, reconhecendo-o como uma realidade dinâmica, envolvendo monumentos, tradições e criação contemporânea, e principalmente mostrando às gerações mais novas a necessidade de se conectarem numa comunidade Europeia mais unida.











    


Departamento de Expressões

ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO INTERNACIONAL

"VEJO O MUNDO: O MUNDO DO UNIVERSO"

 

Durante o ano letivo 2020/21 os alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de EV, concorreram ao concurso internacional de Belas Artes Infantis “Vejo o Mundo: o Mundo do Universo", proposto pelo Instituto de Educação Artística e Estudos Culturais da Academia Russa de Educação, Moscovo, no qual dos 16 trabalhos submetidos, 12 foram vencedores. Podem ser consultados online no site abaixo indicado, na secção "Resultados de Competição", bem como todos os trabalhos concorrentes, na página geral.

                   https://art-teacher.ru/gallery/35/   

Farão parte de várias exposições itinerantes, e posteriormente integrarão a exposição permanente, no Museu de Belas Artes, em Moscovo.

Os resultados finais serão publicados em novembro no site da União Internacional de Professores-Artistas e no site do FGBNU "IHOiK RAO".

Todos os participantes receberão os respetivos certificados de participação.

Todos os alunos vencedores receberão Diplomas.











HALLOWEEN

 

Na passada sexta-feira, dia 29 de outubro, o Departamento de Educação Especial dinamizou uma atividade alusiva ao tema Halloween. As professoras louvam o trabalho e o empenho dos seus alunos, que participaram ativamente na elaboração dos trabalhos e ajudaram na sua exposição e realçam a importância de momentos como este, para o seu desenvolvimento e para o fortalecimento das relações inter-pessoais.


Departamento de Educação Especial